PARQUES DE SINTRA APRESENTA NOVA OFERTA DE ROTEIROS

Versão em português: 

Com o objetivo de proporcionar novas experiências aos seus visitantes, a Parques de Sintra lança uma oferta inédita na sua programação: os Roteiros dos Parques e Palácios de Sintra, especialmente pensados para quem gosta de fazer caminhadas. Os roteiros realizam-se de 16 de agosto a 25 de outubro, sempre aos domingos e incluem quatro propostas diferentes – dois roteiros de meio dia e dois roteiros de dia inteiro – que permitem conjugar a fruição da natureza e a descoberta dos monumentos. Procurando oferecer o maior conforto possível, todos os roteiros têm acompanhamento permanente e incluem transporte de ida e volta entre São Pedro de Sintra e o início e o fim do percurso, bem como refeições e entradas nos parques e monumentos.

No roteiro “A Pena de D. Fernando II”, que tem a duração de um dia, os visitantes terão a oportunidade de descobrir a grande obra e um dos grandes amores deste rei: o Parque e Palácio da Pena. O percurso dá a conhecer alguns dos mais belos recantos do Parque, bem como as duas residências desta propriedade: o Palácio da Pena e o Chalet da Condessa d’Edla, refúgio perfeito de D. Fernando II e da sua segunda mulher, a Condessa d’Edla. Pelo meio, será realizado um piquenique nos jardins do Chalet, que permite reviver as refeições de exterior que o casal fazia.

Mas como será que, noutras eras, os reis e rainhas de Portugal passavam os seus tempos livres? O roteiro “Sintra, o refúgio da corte” mostra como os membros da casa real aproveitavam os dias em Sintra para descansar. De manhã, os participantes vão poder ‘viajar’ até à Idade Média, com uma visita ao Palácio Nacional de Sintra. Segue-se um percurso pedestre pela encosta da serra até ao topo, que conduz ao Parque da Pena. A Abegoaria, o principal edifício de apoio às atividades agrícolas da Quinta da Pena, é o local ideal para uma pausa para almoço, sob a forma de um relaxante piquenique. O dia termina com uma nova ‘viagem’ – desta vez até ao século XIX –, para descobrir os encantos deste jardim romântico e do Palácio da Pena, criação de D. Fernando II, que para ali fugia sempre que era possível, tal como as gerações que lhe sucederam.

Também existem opções para quem prefere ocupar apenas uma parte do seu dia. “Os mistérios e encantos do Parque da Pena”, por exemplo, é o roteiro ideal para, em meio dia, percorrer os caminhos labirínticos dos cerca de 85 hectares do Parque da Pena e conhecer melhor a diversidade de cenários paisagísticos e as exóticas coleções botânicas. Antes da visita ao Chalet da Condessa d’Edla, os participantes poderão desfrutar de um piquenique na Quinta da Pena.

Mas se a ideia é aprender mais sobre a história do património, pode ficar a conhecer “1000 anos de Sintra” em apenas uma manhã. Este roteiro leva-o à descoberta das memórias dos povos que aqui se sucederam. O percurso começa com uma visita ao Palácio Nacional de Sintra, último sobrevivente dos palácios medievais portugueses e testemunho da multiculturalidade local. Segue-se uma caminhada por um dos mais belos percursos pedestres para chegar ao Castelo dos Mouros: o percurso da Vila Sassetti, que inclui um edifício inspirado nos castelos da Lombardia para admirar os jardins com trilhos sinuosos, por onde serpenteia uma linha de água. No Castelo dos Mouros, a visita permite tomar contacto com a herança árabe deste território e apreciar as magníficas vistas. O roteiro termina com um almoço na cafetaria instalada na Casa do Guarda do Castelo.

Em todos os roteiros, os participantes terão à sua disposição refeições saudáveis e naturais, servidas pela Parques de Sintra e adaptadas ao contexto específico de cada passeio: piquenique ou almoço na Casa do Guarda do Castelo dos Mouros (no roteiro “1000 anos de Sintra”), bem como pausas nas cafetarias dos monumentos e entrega de snacks para os percursos de maior duração.

Os programas de dia inteiro têm uma duração de oito horas e o valor de inscrição é de 75 euros por adulto, 30 euros para crianças entre os 6 e os 17 anos e 190 euros para famílias (dois adultos e duas crianças). Já os programas de meio dia têm uma duração de cinco horas e custam 50 euros por adulto, 25 euros para as crianças entre os 6 e os 17 anos e 130 euros para famílias (dois adultos e duas crianças). As inscrições devem ser efetuadas até à quarta-feira anterior à data do roteiro pretendido e o respetivo pagamento efetuado previamente.

Estes roteiros não são acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada, nem permitem a deslocação de crianças em carrinho de bebé. Requerem preparação física moderada e recomenda-se calçado confortável e agasalho. A realização destes passeios depende de um número mínimo de participantes, sendo que o grupo não poderá exceder as 10 pessoas, de acordo com as diretivas da Direção-Geral da Saúde.

Informações e reservas: eventos@parquesdesintra.pt; 21 923 73 00

AGENDA:

Roteiros de dia inteiro (duração aproximada: 8h00)

– A PENA DE D. FERNANDO II | 16 de agosto, 6 de setembro, 11 de outubro

– SINTRA, O REFÚGIO DA CORTE | 27 de setembro, 25 de outubro

Roteiros de meio dia (duração aproximada: 5h00)

– OS MISTÉRIOS E ENCANTOS DO PARQUE DA PENA | 23 de agosto, 13 de setembro, 4 de outubro

– 1000 ANOS DE SINTRA | 30 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro

Programa completo em www.parquesdesintra.pt.


Versión en castellano:

Para brindar nuevas experiencias a sus visitantes, Parques de Sintra lanza una oferta inaudita en su programa: las Rutas de los Parques y Palacios de Sintra , especialmente diseñadas para quienes disfrutan del senderismo. Los recorridos se realizan del 16 de agosto al 25 de octubre, siempre los domingos e incluyen cuatro propuestas diferentes -dos recorridos de medio día y dos recorridos de día completo- que permiten el disfrute de la naturaleza y el descubrimiento de monumentos. Buscando ofrecer la mayor comodidad posible, todos los itinerarios son monitoreados permanentemente e incluyen transporte de ida y vuelta entre São Pedro de Sintra y el inicio y final de la ruta, así como comidas y entradas a parques y monumentos.

En el itinerario “A Pena de D. Fernando II” , que dura un día, el visitante tendrá la oportunidad de conocer la gran obra y uno de los grandes amores de este rey: el Parque y Palacio de Pena. La ruta muestra algunos de los rincones más bellos del Parque, así como las dos residencias de esta propiedad: el Palacio da Pena y el Chalet de Condessa d’Edla, refugio perfecto de D. Fernando II y su segunda esposa, la Condesa d Edla. En el medio, habrá un picnic en los jardines del Chalet, que te permitirá revivir las comidas al aire libre que solían hacer los novios.

¿Pero cómo, en otras épocas, pasaban los reyes y reinas de Portugal su tiempo libre? El guión “Sintra, el refugio de la corte”muestra cómo los miembros de la casa real aprovecharon sus días en Sintra para descansar. Por la mañana, los participantes podrán ‘viajar’ a la Edad Media, con una visita al Palacio Nacional de Sintra. Sigue un camino peatonal a lo largo de la ladera hasta la cima, que conduce al Parque da Pena. Abegoaria, el edificio principal que apoya las actividades agrícolas de Quinta da Pena, es el lugar ideal para una pausa para el almuerzo, en forma de un picnic relajante. La jornada termina con un nuevo ‘viaje’, esta vez hasta el siglo XIX, para descubrir los encantos de este romántico jardín y el Palacio de la Pena, creado por D. Fernando II, que huyó allí siempre que pudo, al igual que generaciones sucesivas.

También hay opciones para quienes prefieren ocupar solo una parte de su día. “Los misterios y encantos del Parque da Pena” , por ejemplo, es la ruta ideal para, en medio día, recorrer los laberínticos caminos de las aproximadamente 85 hectáreas del Parque da Pena y conocer más sobre la diversidad de paisajes y exóticas colecciones botánicas. . Antes de visitar el Chalet Condessa d’Edla, los participantes pueden disfrutar de un picnic en Quinta da Pena.

Pero si la idea es conocer más sobre la historia del patrimonio, puede conocer “1000 años de Sintra”en solo una mañana. Este recorrido lo lleva a descubrir los recuerdos de las personas que triunfaron aquí. La ruta comienza con una visita al Palacio Nacional de Sintra, último superviviente de los palacios medievales portugueses y testimonio de la multiculturalidad local. Sigue un paseo por una de las rutas a pie más bonitas para llegar al Castillo de los Moros: la ruta desde Vila Sassetti, que incluye un edificio inspirado en los castillos de Lombardía para admirar los jardines con senderos sinuosos, por los que serpentea una línea de flotación. En Castelo dos Mouros, la visita le permite entrar en contacto con la herencia árabe de este territorio y disfrutar de las magníficas vistas. El recorrido finaliza con el almuerzo en la cafetería ubicada en la Casa do Guarda do Castelo.

En todos los itinerarios, los participantes tendrán a su disposición comidas saludables y naturales, servidas por Parques de Sintra y adaptadas al contexto específico de cada recorrido: picnic o almuerzo en Casa do Guarda en Castelo dos Mouros (en el itinerario “1000 años de Sintra”) ), así como pausas en las cafeterías de los monumentos y entrega de snacks para las rutas más largas.

Los programas de jornada completa tienen una duración de ocho horas y el precio de la inscripción es de 75 euros por adulto, 30 euros para niños de entre 6 y 17 años y 190 euros para familias (dos adultos y dos niños). Los programas de medio día tienen una duración de cinco horas y cuestan 50 euros por adulto, 25 euros para niños entre 6 y 17 años y 130 euros para familias (dos adultos y dos niños). Las inscripciones deben realizarse hasta el miércoles anterior a la fecha del itinerario previsto y el respectivo pago realizado por adelantado.

Estas rutas no son accesibles para personas con movilidad reducida, ni permiten el movimiento de niños en cochecito. Requieren una preparación física moderada y se recomienda calzado cómodo y ropa de abrigo. La realización de estos recorridos depende de un número mínimo de participantes, y el grupo no puede superar las 10 personas, según las directivas de la Dirección General de Salud.

Información y reservas: eventos@parquesdesintra.pt ; 21 923 73 00

CALENDARIO:

Tours de día completo (duración aproximada: 8h)

– LA PLUMA DE D. FERNANDO II | 16 de agosto, 6 de septiembre, 11 de octubre

– SINTRA, EL REFUGIO DE LA CORTE | 27 de septiembre, 25 de octubre

Tours de medio día (duración aproximada: 5h)

– LOS MISTERIOS Y ENCANTOS DEL PARQUE DA PENA | 23 de agosto, 13 de septiembre, 4 de octubre

– 1000 AÑOS DE SINTRA | 30 de agosto, 20 de septiembre, 18 de octubre

Programa completo en www.parquesdesintra.pt .